ILUSTRAÇÕES COMO MATERIAL DIALÓGICO PARA UM WEBSITE PARA O ENGAJAMENTO E O ENSINO DA TEORIA SOCIOCULTURAL.
Abstract
A disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais, desenvolveu, em 2020, um website sobre as teorias da cognição (Behaviorismo, Gestalt e Teoria Sociocultural) com o intuito de ser uma plataforma de apoio aos discentes, tendo em vista o contexto de pandemia. Ademais, mesmo com o retorno das atividades presenciais, o website continuou fazendo parte da estrutura da disciplina, sendo atualizado a cada semestre, o que possibilitou uma constante renovação dos materiais propostos. Sendo assim, no semestre de 2022.1 foram adicionadas ilustrações à seção do site referente a teoria sociocultural (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis20222/orsha). A criação de ilustrações, bem como sua aplicação no website, ocorreu com a finalidade desses materiais atuarem como um recurso visual didático que apresenta o conteúdo proposto de uma forma lúdica. Durante o desenvolvimento dessas ilustrações, foram criados cinco personagens que apresentam aos discentes os conceitos da teoria proposta, por intermédio de diálogos que se apresentam em formato análogo ao das histórias em quadrinhos, incluindo a dinâmica das redes sociais. Sendo assim, a análise tem como objetivo identificar como as ilustrações contribuem no engajamento dos alunos e na compreensão de conceitos da teoria sociocultural. Dito isso, para a obtenção dos resultados, foram utilizadas metodologias de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, mediante formulários online. Destarte, os alunos reconheceram os elementos da teoria incorporada nas ilustrações, considerando-as como um recurso que os estimulou a permanência no website e os ajudou a reconhecer os conceitos propostos. O uso das ilustrações de forma dialógica no website foi um recurso de incentivo para que eles produzissem outros materiais digitais inspirados nessa proposta ao longo da disciplina. Agradecimentos sinceros ao apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação à docência da PROGRAD-UFC.Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ILUSTRAÇÕES COMO MATERIAL DIALÓGICO PARA UM WEBSITE PARA O ENGAJAMENTO E O ENSINO DA TEORIA SOCIOCULTURAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3672. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87945