ANÁLISE DO FLUXO DE PASSAGEIROS NOS ÔNIBUS DA CIDADE DE FORTALEZA NOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2022
Abstract
Você já se perguntou quantas pessoas passam diariamente pelos ônibus da sua cidade? Essa é uma dúvida que pode aparecer na cabeça de muitas pessoas. Por isso, o presente trabalho consiste na utilização de dados abertos da Prefeitura de Fortaleza para encontrar algumas respostas sobre o assunto. Uma base de dados no formato CSV, elaborada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza -ETUFOR, foi extraída, limpada e analisada utilizando a linguagem de programação Python por meio da biblioteca Pandas. Foram avaliados pontos como: linhas de ônibus que mais passam passageiros durante os dias da semana, linhas de ônibus que mais passam passageiros durante os fins de semana, proporção de pagantes x gratuidades, comparação entre terminais de ônibus, além da geração de gráficos de passageiros por dia, da média de passageiros por dia da semana. Como resultado, percebeu-se que 80% das passagens em Fortaleza foram gratuidades fornecidas a idosos, estudantes e casos especiais. Além disso, foi percebido o movimento pendular de transporte de trabalhadores da periferia para os bairros como Papicu, Meireles e Centro. Por fim, dentro da visão do gráfico de número de passageiros por dias da semana nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, percebeu-se a forte influência da chuva no fluxo de passageiros em determinados dias. Por exemplo, notou-se que manhãs chuvosas acarretam em uma forte queda do número de passageiros.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ANÁLISE DO FLUXO DE PASSAGEIROS NOS ÔNIBUS DA CIDADE DE FORTALEZA NOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2022. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1861. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88999