ANÁLISE MULTIVARIADA DOS SEDIMENTOS BIOCLÁSTICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL LESTE DO CEARÁ, NE DO BRASIL
Abstract
Na plataforma continental, o sedimento carbonático tem origem, principalmente, de restos esqueléticos de organismos bentônicos, tais como: moluscos, foraminíferos, briozoários, equinodermos e algas calcárias, que contribuem direta e significantemente para a composição final e textura dos sedimentos. Além de constituírem o sedimento, estes organismos ou materiais biogênicos, muitas vezes também referidos como microfósseis, são produzido localmente e, geralmente, não sofrem grandes deslocamentos, sendo, assim, classificados como autóctones. O presente trabalho tem como objetivo identificar e descrever os grupos de organismo que constituem os sedimentos bioclásticos encontrados ao longo da plataforma continental leste do Ceará e realizar uma análise multivariada dos dados obtidos a partir das análises micropaleontológicas. Para tal propósito, utilizou-se vinte e duas amostras sedimentológicas de sedimentos carbonáticos que foram analisadas e processadas conforme a metodologia padrão utilizada pelo Laboratório de Geologia Marinha Aplicada. Foram identificados e quantificados microfósseis a partir de um microscópio binocular. As vinte duas amostras de sedimentos foram plotadas no Software PAST que permitiu a classificação das fácies sedimentares. Cinco fácies sedimentares foram identificadas, sendo elas: Areia cascalhosa bioclástica, Cascalho arenoso bioclástico, Areia bioclástica, Areia cascalhosa biolitoclástica e Areia Biolitoclástica. O Cluster diagrama evidenciou dois maiores grupos onde o grupo 1 revelou proximidade entre as fácies de Areia bioclástica e Areia cascalhosa bioclástica; enquanto que o grupo 2 evidenciou a proximidade entre as fácies de Areia cascalhosa biolitoclástica, Cascalho arenoso bioclástico e Areia Biolitoclástica. O grupo 2 tem uma boa representação das fácies ao longo da área de estudo. Esta pesquisa apresenta resultados essenciais para estudos de geohabitats bem como para estudos ambientais básicos para mineração carbonática offshore.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ANÁLISE MULTIVARIADA DOS SEDIMENTOS BIOCLÁSTICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL LESTE DO CEARÁ, NE DO BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1866. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89004