ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DA SINVASTATINA FRENTE ESPÉCIES DO COMPLEXO SPOROTHRIX SCHENCKII
Abstract
Introdução: A esporotricose é uma infecção subcutânea causada por fungos dimórficos pertencentes ao complexo Sporothrix schenkii. Para seu tratamento, os fármacos mais utilizados são itraconazol, terbinafina e anfotericina B, no entanto, devida a toxicidade dos fármacos e a resistência de algumas cepas, tem-se buscado alternativas terapêuticas. O omeprazol é um fármaco da classe dos inibidores da bomba de prótons, atua na bomba de H+/K+ATPase inibindo diretamente o mecanismo de secreção de HCl, e apresenta potencial antifúngico. Objetivo: Avaliar a atividade antifúngica do omeprazol frente espécies do complexo Sporothrix schenkii. Metodologia: Foram utilizadas 12 cepas de Sporothrix spp., cultivadas na forma filamentosa sucessivamente em ágar ágar batata incubadas a 35°C por 7 dias. Para o teste de sensibilidade, foi utilizada a técnica de microdiluição em caldo em placas de 96 poços. Nesse teste o fármaco omeprazol foi utilizado nas concentrações de 1024 a 2μg/mL; já o inóculo foi ajustado para uma concentração final de 0,5-2,5×10³UFC/ml. Foi avaliada a concentração inibitória mínima (CIM) capaz de inibir 50% do crescimento do fungo. Resultado: Observou-se que o omeprazol possui atividade antifúngica em concentrações que variam de 256 a 32µg/mL. A espécie com menor CIM médio foi a S. globosa e S. brasiliensis. Conclusão: O omeprazol possui atividade antifúngica contra espécies do complexo Sporothrix schenkii. No entanto, novos estudos são necessários para avaliar sua atividade in vivo. Agradecimento: Agradeço ao CNPq pelo aporte financeiro.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DA SINVASTATINA FRENTE ESPÉCIES DO COMPLEXO SPOROTHRIX SCHENCKII. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1900. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89039