ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE BIOSSURFACTANTE COMPLEXADO COM AMINOÁCIDO FRENTE A CEPAS DE S. AUREUS
Abstract
Os Ramnolipídeos são biossurfactantes constituídos por um grupo quimicamente heterogêneo de metabólitos secundários. Exercem um papel fundamental na proteção da bactéria das defesas do hospedeiro, estando também envolvidos nos processos de motilidade e formação de biofilme. Estudos mostram que os ramnolipídeos possuem diversas aplicações, entre elas estão a atividade anticâncer, imunomodulação e atividade como agente antimicrobiano. Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) é um patógeno nosocomial, sendo uma das principais causas de infecções persistentes em humanos e de infecções relacionadas a cateteres. Devido ao aumento de infecções atribuídas a esse patógeno assim como a crescente resistência aos antibióticos existentes, faz-se necessário a busca por novas estratégias terapêuticas. No estudo foi utilizado um ramnolipídeo complexado com o aminoácido arginina, o qual propicia uma carga positiva a molécula, melhorando suas propriedades biológicas. A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizada de acordo com os protocolos do CLSI, 2015. As CIMs variaram entre 4 μg/mL e 8 μg/mL para as cepas de S. aureus sensível a meticilina ATCC e S. aureus resistente a meticilina ATCC respectivamente. Os valores de CIM para todas as cepas clínicas de S. aureus isoladas de diferentes sítios foram iguais a 8 μg/mL. Para a Oxacilina, droga referência utilizada no tratamento de infecções por S. aureus, as CIMs variaram de 0.125 μg/mL para a cepa de S. aureus ATCC a 256 μg/mL para cepas resistentes. De acordo com o CLSI, uma CIM > 8 μg/mL é relativa à resistência da cepa a oxacilina. Pode-se concluir, portanto, que o ramnolipídeo complexado a arginina constitui uma estratégia potencial para o desenvolvimento de novas formulações frente a cepas de S. aureus resistente a meticilina.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE BIOSSURFACTANTE COMPLEXADO COM AMINOÁCIDO FRENTE A CEPAS DE S. AUREUS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1903. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89043