ATIVIDADE DE EFLUXO EM CEPAS CLÍNICAS DE TRICHOSPORON ASAHII E T. INKIN
Abstract
Trichosporon é um fungo emergente que, nos últimos anos, tem sido relacionado a infecções fúngicas invasivas em pacientes portadores de doenças hematológicas malignas, apresentando baixa resposta aos tratamentos com antifúngicos. A condição debilitada dos pacientes juntamente com os mecanismos de resistência expressos pelo patógeno cursam com um mau prognóstico. Estudos recentes apontam a superexpressão de bombas de efluxo como um fator determinante para a resistência aos azólicos no gênero Candida, sugerindo que o mesmo poderia acontecer para o gênero Trichosporon. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a existência de bomba de efluxo em cepas clínicas de T. asahii e T. inkin através de duas diferentes metodologias. Inicialmente, cepas clínicas de T. asahii (n=6) e T. inkin (n=6) foram semeadas em meio ágar-RPMI suplementado com diferentes concentrações de brometo de etídio (BrEt), a fim de identificar os isolados capazes de mostrar atividade de efluxo. Em seguida, um isolado de cada espécie foi selecionado e transferido para microplacas contendo RPMI-BrEt suplementado com concentrações sub-inibitórias de prometazina - um inibidor de bomba de efluxo. Após o período de incubação, a fluorescência das culturas foi analisada em leitor de placa e a atividade de efluxo comprovada pelo acúmulo da fluorescência celular em cultivos tratados com prometazina. Todas as cepas apresentaram atividade de efluxo – o que sugere que este mecanismo pode ser comum em Trichosporon spp. Acredita-se que esse mecanismo pode estar relacionado à tolerância de Trichosporon aos antifúngicos e abre perspectivas para estudos futuros empregando a busca de novas drogas inibidoras da atividade de efluxo no controle das infecções fúngicas.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ATIVIDADE DE EFLUXO EM CEPAS CLÍNICAS DE TRICHOSPORON ASAHII E T. INKIN. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1905. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89045