AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ANLODIPINO FRENTE S. AUREUS RESISTENTES À METICILINA POR DOCAGEM MOLECULAR
Abstract
Introdução: A busca por novos antimicrobianos é uma das prioridades da Organização Mundial da Saúde tendo em vista o cenário crescente da resistência bacteriana. Nesse sentido, o uso de técnicas que auxiliem na busca por novas moléculas é fundamental, sendo a docagem molecular uma importante ferramenta para prever a atividade de uma droga ou elucidar possíveis alvos biológicos. Objetivo: Avaliar a atividade antimicrobiana do anlodipino frente S. aureus utilizando docagem molecular. Métodos: A estrutura química do anlodipino foi obtida no repositório Pubchem por meio do CID2162, o confômero de menor energia foi salvo usando o código MarvinSketch™, que posteriormente foi otimizado utilizando o campo de força MMFF94 (Merck Molecular Force Field 94). Os alvos proteicos foram obtidos no repositório Protein Data Bank. Cada simulação de docking molecular gera 20 poses do ligante com relação ao alvo proteico, onde a Best Pose é inicialmente selecionada a partir do Root Mean Square Deviation (RMSD), posteriormente, é utilizada a energia de afinidade (∆G), para seleção da Best Pose, sendo considerada ideal quando apresenta valores iguais ou inferiores a -6.0 kcal/mol. Resultados: O mecanismo de ação do anlodipino contra receptores MRSA foi avaliado in silico por meio de simulações de docking molecular, em que entre os onze complexos receptor-ligante formados, foram destacados dois complexos que apresentaram maiores valores para energia de afinidade, formados entre o anlodipino e os receptores S. aureus gyrase complex with DNA e S. aureus gyrase. Conclusão: O anlodipino exerce atividade antimicrobiana ao inibir uma importante enzima da célula bacteriana.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ANLODIPINO FRENTE S. AUREUS RESISTENTES À METICILINA POR DOCAGEM MOLECULAR. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1912. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89052