AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ANLODIPINO FRENTE A CEPAS DE CANDIDA SPP.
Abstract
A candidíase invasiva e a candidemia são responsáveis pela maioria dos casos de infecções fúngicas invasivas em todo o mundo. Anualmente, ocorrem cerca de 400.000 infecções da corrente sanguínea causadas por espécies de Candida em todo o mundo, com taxas de mortalidade superiores a 40%. Atualmente, os tratamentos disponíveis para infecções fúngicas são limitados, especialmente para infecções sistêmicas. Além do fato de haver poucas opções terapêuticas, os efeitos colaterais e a crescente resistência a esses medicamentos são fatores que estimulam a busca por tratamentos alternativos. O reposicionamento de medicamentos é importante para a descoberta de novos antifúngicos, pois reduz o custo e o tempo necessários para desenvolver um novo fármaco. Diante desse contexto, temos o anlodipino, um bloqueador de canais de cálcio utilizado na clínica como um antiarrítmico, porém pesquisas recentes também indicam seu potencial antifúngico frente a cepas de Candida spp. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi avaliar a ação antifúngica do anlodipino frente a 12 cepas de Candida spp. Foi realizado o teste de microdiluição em caldo para determinar as concentrações inibitórias mínimas (CIM) das cepas estudadas, conforme as diretrizes estabelecidas pelo documento M27-A3 (CLSI, 2012). O CIM foi definido como a menor concentração de droga capaz de inibir 100% (visualmente) do crescimento fúngico. Como resultado foi visto que o CIM para o anlodipino variou de 125 a 250 µg/mL. Portanto, o presente estudo demonstrou uma atividade antifúngica promissora para o anlodipino frente a cepas de Candida spp., podendo ser uma opção futuramente viável para tratamentos clínicos desse tipo de microrganismo. No entanto, mais ensaios são necessários para esclarecer sua atividade e mecanismo de ação.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ANLODIPINO FRENTE A CEPAS DE CANDIDA SPP. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1933. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89074