AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO GERANIOL FRENTE À CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA (SARM)
Abstract
A resistência antimicrobiana é uma das ameaças à saúde mais graves do século 21. Estudos mostraram que os óleos essenciais têm o efeito de inibir o crescimento de bactérias multirresistentes. Os óleos essenciais são conteúdos complexos de compostos orgânicos voláteis, que são sintetizados em plantas vasculares aromáticas e apresenta uma série de atividades biológicas, como propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Recentemente, compostos puros de produtos naturais estão ganhando aceitação como medicamentos complementares e alternativos potencialmente promissores para o tratamento de várias doenças. O desenvolvimento de novos medicamentos e novas estratégias são, portanto, importantes para enfrentar esses desafios crescentes dessa forma, tendo em vista a necessidade de buscar novos candidatos que apresentem potencial antimicrobiano, o presente estudo tem como finalidade avaliar a ação antimicrobiana do geraniol frente à cepas de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM). No estudo foi utilizado o óleo geraniol que é um álcool monoterpênico, um componente comum de muitos óleos essenciais e, portanto, pode ser facilmente extraído de fontes naturais. Portanto, a avaliação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizada de acordo com o protocolo M07-A10 do CLSI (2015). O teste foi realizado com 7 cepas de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) isoladas de amostras biológicas. Todas as cepas pertencem à bacterioteca do Laboratório de Bioprospecção de Moléculas Antimicrobianas (LABIMAM) da Universidade Federal do Ceará. Os valores do CIM variaram entre 546,9-468,7µg/ml frente às cepas testadas com geraniol, mostrando assim que ocorre inibição do crescimento desse microrganismo. Pode-se concluir que o geraniol apresenta atividade antibacteriana contra cepas de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM). Porém são necessários mais estudos para esclarecer os seus mecanismos de ação.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO GERANIOL FRENTE À CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA (SARM). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1934. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89075