AÇÃO DO RADICICOL EM CÉLULAS PLANCTÔNICAS E SÉSSEIS DE TRICHOSPORON INKIN E TRICHOSPORON ASAHII
Abstract
Trichosporon spp. correspondem a uma classe de fungos que compõe a microbiota humana de indivíduos saudáveis, mas que podem tornar-se patogênicos em pacientes imunocomprometidos, causando infecções com elevada mortalidade. Em busca de novos métodos de controle e erradicação de infecções fúngicas invasivas, diversos alvos celulares têm sido investigados nos últimos anos. Neste cenário destacam-se as proteínas do choque térmico (Hsp), chaperoninas essenciais para o funcionamento celular. Face ao exposto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do radicicol – um inibidor seletivo da Hsp90 – em células planctônicas e biofilmes de isolados clínicos de Trichosporon asahii e T. inkin. O teste de sensibilidade planctônica foi realizado em placas de poliestileno de fundo U com uma cepa de cada espécie fúngica. Os testes foram conduzidos em meio RPMI suplementado com diferentes concentrações de radicicol e a análise do crescimento foi determinada visualmente, após incubação das culturas por 48h à 35ºC. Os biofilmes maduros formados em placas de poliestilenode fundo chato contendo meio RPMI foram desafiados com diferentes concentrações de radicicol e analizados quanto a biomassa e atividade metabólica após 24h de contato com a droga. No teste de células planctônicas, o radicicol a 6,25 ug/mL causou 80% de inibição do crescimento de T. asahii; a inibição completa do crescimento de T. Inkin foi alcançada com 0,78ug/mL de radicicol. O radicicol foi capaz de inibir significativamente os biofilmes maduros de T.asahii expostos à 62,50ug/mL e T.inkin exposto à 10ug/mL. Os próximos estudos visam ampliar os testes da droga com interação à antifúngicos e desvendar os mecanismos envolvido na inibição do crescimento de Trichosporonspp.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AÇÃO DO RADICICOL EM CÉLULAS PLANCTÔNICAS E SÉSSEIS DE TRICHOSPORON INKIN E TRICHOSPORON ASAHII. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1937. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89078