CAPITALIMO E TRABALHO NAS OBRAS DA CEARÁ HARBOUR CORPORATION (1875-1900)
Resumen
O resumo refere-se a pesquisa CAPITALIMO E TRABALHO NAS OBRAS DA CEARÁ HARBOUR CORPORATION (1875-1900) em envolvimento no Mestrado Acadêmico em História Social da Universidade Federal do Ceará. Objetiva-se compreender como se dão transformações no antigo porto de Fortaleza tendo em vista a inserção do Ceará no capitalismo, na segunda metade do século XIX, destacando, nesse processo, as experiencias de duas categorias de trabalhadores, a saber: os operários da Ceará Harbour Corporation – empresa concessionária das obras de melhoramento do porto – e os homens do embarque e desembarque de pessoas e mercadoria. A compreensão do objeto passa por questões importantes como: condições de funcionamento do porto primitivo; projetos de melhoramento; atuação do Ministério da Agricultura Comércio e Obras Públicas; Trabalhadores livres e urbanos; importância dos trabalhadores na montagem dos alicerces do capitalismo. A pesquisa é pensada a partir da interconexão entre História Social e História Portuária, pois seu foco recai sobre o antigo porto da cidade e os trabalhadores. Como fontes são utilizados, Relatórios de Presidente de Província; Relatórios do Ministério da Agricultura Comércio e Obras Públicas; matérias e artigos; projetos de melhoramentos do porto; desenhos; fotografias; literatura e dentre outros. Tais fontes serão buriladas em diálogo com o uso de conceitos como Capitalismo (HOBSBAWM,2013) e Experiencia (THOMPOM,1988). Como parte dos resultados parciais, contatasse as obras de melhoramento do porto como produto da montagem dos alicerces do capitalismo na cidade, fruto da síntese de múltiplos agentes como comerciantes e Governo imperial, bem como dos esforços de trabalhadores em um contexto de organização do trabalho livre.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
CAPITALIMO E TRABALHO NAS OBRAS DA CEARÁ HARBOUR CORPORATION (1875-1900). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1946. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89087