COCCIDIOIDOMICOSE NO ESTADO DO CEARÁ: O PASTEJO DE OVINOS E CAPRINOS COMO INDICADOR EPIDEMIOLÓGICO PARA A INCIDÊNCIA DA DOENÇA EM HUMANOS.

Authors

  • Leticia Chagas da Silva
  • José Leonardo da Silveira Morais
  • Larissa Silva Queiroz
  • Ana Luiza Ribeiro Aguiar
  • Rossana de Aguiar Cordeiro

Abstract

Coccidioidomicose é uma micose sistêmica causada por duas espécies de fungos geofílicos, Coccidioides immitis e C.posadasii. A infecção ocorre por inalação dos artroconídeos presentes no ambiente. A doença é endêmica no Estado do Ceará, tendo o solo alcalino, o clima semiárido e baixo índice pluviométrico como fatores predisponentes para a presença do fungo. Associados a estes fatores, destaca-se também a presença de ovinos e caprinos, tendo em vista o hábito de recolher totalmente o vegetal incluindo sua raiz, durante o pastejo, o que demostra ser uma importante ferramenta de dispersão dos artroconídeos no ambiente. Neste trabalho, objetivou-se investigar a influência do pastejo de animais ruminantes na incidência da coccidioidomicose no Ceará. A distribuição geográfica dos casos foi feita a partir da análise de prontuários dos pacientes que obtiveram tratamento no Hospital São José de Doenças Infecciosas, localizado em Fortaleza/CE, entre os anos de 2003 a 2017. Para análise de ovinocaprinocultura, utilizou-se também os resultados do censo agropecuário/IBGE,2017. Estes dados foram processados Software Livre Qgis A Coruña versão 3.10.5. Foram identificados um total de 42 casos de Coccidioidomicose, com destaque para as cidades de Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Santa Quitéria, Sobral e Icó, com maior número de casos. Ao associar os casos à quantidade de efetivos de animais para cada município, foi identificado forte influência principalmente relacionada à caprinocultura, também nos municípios de Aiuaba, Santa Quitéria, Parambu, Sobral, Arneiroz e Icó. A análise relacionada à ovinocultura demonstrou uma maior influência para a incidência da doença, nos municípios de Independência, Parambu, Aiuaba, Arneiroz, Jaguaribe e Sobral. Estes resultados proporcionam informações para os serviços de gestão em saúde, que poderão oferecer medidas de mitigação e diagnóstico precoce da infecção no Nordeste do Brasil. Agências de Fomento: FUNCAP/CE; INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

How to Cite

COCCIDIOIDOMICOSE NO ESTADO DO CEARÁ: O PASTEJO DE OVINOS E CAPRINOS COMO INDICADOR EPIDEMIOLÓGICO PARA A INCIDÊNCIA DA DOENÇA EM HUMANOS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1959. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89100