COMPARAÇÃO DO USO E COBERTURA DOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO CEARÁ ENTRE 2010 E 2020 PELO MAPBIOMAS
Resumen
A busca pelo desenvolvimento sustentável visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm levado cada vez mais a uma necessidade de os Estados conhecerem as potencialidades e limitações do ambiente para subsidiar planejamentos. Como a maior parte da população mundial reside na zona costeira, há uma grande dinâmica entre os agentes atuantes que ocupam e utilizam o litoral. Entre as iniciativas que criaram ferramentas para análise ambiental, o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra do Brasil – MapBiomas foi iniciado em 2015, produzindo mapas de uso e cobertura do solo para todo o Brasil e possuindo uma série temporal desde 1985. Este trabalho teve como objetivo comparar dados selecionados do MapBiomas de uso e cobertura do solo dos anos de 2010 e 2020 do conjunto de municípios localizados no litoral do Estado do Ceará, Brasil. As imagens do tamanho das áreas de cada uma das classes do MapBiomas foram processadas pelo software QGIS por meio do módulo GRASS. É importante salientar que a classificação do MapBiomas se dá por meio automático, então é passível erros de acurácia na classificação. Como resultados preliminares, pode-se constatar, entre 2010 e 2020, uma redução de 4,77% na classe de mosaico de agricultura e pastagem e um aumento de 3,73% das classes de lavouras temporárias e lavouras perenes em conjunto, podendo significar que ao longo dos anos as atividades que dão subsídio à pecuária foram reduzidas, mas em contrapartida foram substituídas por atividades de agricultura. Vale ressaltar que o aumento do percentual observado ocorreu próximo à locais com recursos hídricos superficiais disponíveis, o que pode causar aumento pela demanda por água em determinadas regiões. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
COMPARAÇÃO DO USO E COBERTURA DOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO CEARÁ ENTRE 2010 E 2020 PELO MAPBIOMAS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1966. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89107