COMPROMISSO PRÓ-ECOLÓGICO EM CONTEXTOS RURAIS E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: REFLEXÕES À LUZ DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
Abstract
O presente estudo faz parte da construção da tese “Agroecologia, Territorialidade e Compromisso ambiental: aspectos socioafetivos do processo de transição agroecológica de agricultores familiares cearenses”. Compreendendo o compromisso pró-ecológico como a relação cognitiva e/ou afetiva positiva com o meio onde vivem, a partir da corresponsabilidade e preservação do ambiente, o objetivo desse estudo é compreender como as atividades agroecológicas influenciam no fomento de condutas sustentáveis no meio rural. A partir da revisão bibliográfica realizada, compreende-se que quando se estuda ambiente rural é preciso considerar que as formas de uso e ocupação do território nesse ambiente possuem suas peculiaridades, partindo da compreensão de que além de ser um lugar de trabalho, é um lugar de produção de modos de subjetividade. Dentre as práticas promotoras de fortalecimento de vínculos territoriais e participação, temos a agroecologia, método em questão visa promover a ressignificação do agricultor familiar no campo a partir do manejo sustentável do solo, tendo como foco a conservação do ambiente e valorização dos saberes local. É possível observar que tal modelo produtivo se constitui enquanto um movimento importante para promoção de práticas que estabeleceram uma relação fortalecida e comprometida com o ambiente natural de convívio, verificando a terra não apenas como um espaço de reprodução de técnicas produtivas, mas como um lugar onde emana vida, logo, este deve ser cuidado e respeitado pelos os seus habitantes. Conclui-se que na sua base epistemológica e prática, a agroecologia se configura como um modo de produção favorável ao fomento de condutas sustentáveis no campo, permitindo ao agricultor familiar visualizar esse espaço de vida em sua totalidade de potencial e promovendo o senso de responsabilidade pela manutenção da estrutura socioambiental local. Agradecemos a FUNCAP pelo fomento à pesquisa.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
COMPROMISSO PRÓ-ECOLÓGICO EM CONTEXTOS RURAIS E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: REFLEXÕES À LUZ DA PSICOLOGIA AMBIENTAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1971. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89112