DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE DE ESGOTO BRUTO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO CEARÁ
Abstract
Para o entendimento mais efetivo da qualidade dos padrões do Esgoto Bruto pode-se utilizar o índice de qualidade de efluente. Contudo, como a medição de parâmetros poderá ser divergente ou mesmo descontinuada, a depender da ETE analisada ou do órgão que realiza as medições das variáveis, é necessário que se estabeleça a padronização dos parâmetros disponíveis. Assim, para a determinação do índice foram considerados os parâmetros de Demanda Bioquímica de Oxigênio (em mg/L); Condutividade Elétrica (micro S/cm); Fósforo Total (mg P/L); Sólidos Suspensos Totais (mg/L)); Demanda Química de Oxigênio (em mg/L); Escherichia Coli (NMP/100 mL); Coliformes Termotolerantes; Nitrogênio Amoniacal (mg N/L); Nitrogênio Total (mg N/L) e pH. A geração dos valores foi realizada por critérios estatísticos, utilizando-se a Ponderação Objetiva e considerando-se a seleção de entropia, com a matriz dos dados sendo dispostas em sistemas por variáveis, em seguida foram determinados a Normalização dessas variáveis, para só posteriormente se calcular a entropia e o peso (w) com base nesse valor físico. Como resultado do trabalho determinou-se o Nível de Qualidade variando de 1 a 5, atribuindo o qualificador de Péssimo, Ruim, Regular, Bom e Excelente a cada grau crescente de nível ao parâmetro analisado. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE DE ESGOTO BRUTO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2003. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89145