ELUVIAÇÃO DA ARGILA DISPERSA EM SOLOS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO CEARÁ
Resumen
Os solos com caráter coeso apresentam horizontes que se encontram naturalmente adensados. Um dos processos para esse adensamento pode ser a translocação da argila, portanto, os fatores que afetam a dispersão de argila podem influenciar a formação do caráter coeso. O objetivo desse trabalho, foi avaliar quais solos apresentaram uma maior susceptibilidade de sofrerem translocação de argila. O experimento foi realizado com material coletado em cilindros com 5 cm de diâmetro e 7 cm de altura (estrutura preservada) do horizonte B de Argissolos. Os horizontes B foram de dois solos do município de Pacajus, com profundidade de 125-156+ cm com caráter coeso (PCC) e 152-173 cm sem caráter coeso (PSC), com teores de argila de aproximadamente 200 g.kg-1 e, no município de Fortaleza, o horizonte B sem caráter coeso (FSC) estava a uma profundidade de 63-79 cm, enquanto o com caráter coeso (FCC) estava a 79-112 cm, com teores de argila de aproximadamente 300g.kg-1. Após a coleta, as amostras foram encaminhadas para o laboratório e submetidas a 9 ciclos com soluções percolantes com diferentes valores de pH (4,25;4,75; 5,25; 5,75; 6,25), que passaram pelas amostras contidas nos cilindros semelhantes ao sistema do permeâmetro de carga constante. A translocação de argila teve maior expressividade no horizonte CC de Pacajus, quando as soluções estavam mais ácidas. Na medida que o número de ciclos repetia, e as soluções passavam pelo sistema, a perda de argila em suspensão era reduzida. Os tratamentos FSC e PCC nas soluções 4,25; 4,75 e 6,25 apresentaram maiores valores de argila dispersa, consequentemente, foram as soluções que permitiram maior perda de material fino. Os tratamentos PSC e as soluções 5,25; 5,75 e 6,25 do tratamento FCC não apresentaram material fino disperso influenciados pelo valor de pH.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ELUVIAÇÃO DA ARGILA DISPERSA EM SOLOS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2036. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89178