IMPACTO DOS AGROTÓXICOS NA RESISTÊNCIA FÚNGICA – REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
A resistência fúngica tem causado importante impacto para a saúde pública. Estudos prévios têm demonstrado que diversos fungos sofrem alterações no perfil de sensibilidade aos antimicrobianos após exposição a compostos de diversas classes de agroquímicos. Nesse contexto, vale ressaltar, que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. No Ceará, mais de 150 compostos têm sido utilizados na agricultura, destacando-se a classe dos organofosforados glifosato (herbicida) e clopirifós (inseticida), bem como os piretróides cipermetrina (inseticida) e os triazólicos tetraconazol e tebuconazol (fungicidas), ambos amplamente utilizados no controle de pragas de diversas cultivares. Portanto, este trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre os impactos de agrotóxicos na resistência antifúngica. Para tanto, foram pesquisados os termos resistência a agrotóxicos e resistência fúngica na plataforma PubMed - NCBI, sem restrição de datas. Os trabalhos encontrados, demonstraram que a utilização de antifúngicos agrícolas pode induzir resistência cruzada com azólicos clínicos em fungos do gênero Candida, Cryptococcus neoformans e Aspergillus. Ademais, para os autores, a resistência aos azólicos agrícolas por essas leveduras, na natureza, tem sido associada à resistência em patógenos humanos, podendo causar um impacto negativo na saúde humana, tais como falhas nos tratamentos. Portanto, uma abordagem integrativa envolvendo a análise, monitoramento e vigilância do uso de antimicrobianos e de outros compostos químicos é de suma importância para compreender e combater o desenvolvimento da resistência antimicrobiana – uma prioridade da abordagem Saúde Única, proposta pela aliança FAO(Organização para a Alimentação e Agricultura), OIE (Organização Mundial para Saúde Animal) e OMS( Organização Mundial da Saúde).Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
IMPACTO DOS AGROTÓXICOS NA RESISTÊNCIA FÚNGICA – REVISÃO DE LITERATURA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2095. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89375