JUVENTUDES DAS PERIFERIAS E INTERNET: OS USOS E APROPRIAÇÕES DO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM FORTALEZA
Abstract
A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo investigar como os jovens de quatro bairros periféricos de Fortaleza, Ceará (Barra do Ceará, Pirambu, Cristo Redentor e Quintino Cunha), usam e apropriam-se do Instagram durante a pandemia de COVID-19. Entre as principais motivações, a escolha dos bairros se deu por estarem entre os lugares com as menores avaliações no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os check-ins nestes bairros também revelaram, logo no início desta pesquisa, muitos perfis e diversas imagens públicas de potenciais jovens participantes. Como categoria analítica, utiliza-se o terceiro mapa noturno das Mutações Culturais de Martín-Barbero (2004), assim como o conceito de mediações para a investigação do uso social da mídia. Por conta do adensamento teórico proposto pelos mapas noturnos de Martín-Barbero (2004), destacamos que a presente pesquisa está centrada nas tecnicidades, espacialidades e identidades para a compreensão dos usos e apropriações do Instagram por jovens que fizeram check-in na rede social nestes bairros durante o mês de junho de 2021. Dado que representa uma apropriação tecnológica por um grupo identitário de determinados lugares periféricos da capital cearense. Como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa é de caráter qualitativo (Gil, 2008), com a realização de observação exploratória (Gil, 2008; Lakatos, 2003) dos perfis, estratégia essencial para a “reestruturação do objeto” e construção da pesquisa. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro jovens na 2ª etapa do estudo, sendo um de cada bairro. Entre as considerações finais, destaca-se os novos padrões de usos e apropriações que os jovens estão fazendo do Instagram durante o período pandêmico. Desse modo, agradecemos à CAPES pelo auxílio ao longo do curso.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
JUVENTUDES DAS PERIFERIAS E INTERNET: OS USOS E APROPRIAÇÕES DO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM FORTALEZA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2117. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89399