MÚLTIPLAS DIMENSÕES PARADIGMÁTICAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Abstract
Este trabalho é fruto da disciplina de avaliação de políticas públicas do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP), no qual os/as autores/as mestrandos/as cursaram no semestre letivo 2022.1 da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste trabalho é identificar os diferentes paradigmas orientadores da avaliação. No decorrer da disciplina, foram utilizadas metodologias participativas, através de aulas expositivas e em forma de seminário discente, mediante formulação e apresentação das temáticas avaliativas propostas pelo professor. O resultado obtido foi a compreensão dos diferentes paradigmas orientadores de avaliação classificados em duas matrizes principais: hegemônicas e contra hegemônicas. Nas hegemônicas, apreende-se as seguintes concepções: I) paradigma positivista: conhecido por seus critérios de objetividade, no âmbito do discurso técnico-normativo, e neutralidade; e o II) paradigma pós-positivista: tem-se, no geral, uma reformulação e reafirmação dos postulados positivistas, agora com abertura para a manipulação quanti-quali. Nas contra hegemônicas, por sua vez, os paradigmas são: I) paradigma crítico-dialético: o problema é percebido a partir da análise crítica da política ou do programa, revelando as perspectivas dos sujeitos da avaliação, e, ainda, contrapondo-se a ideia de neutralidade; e, por fim, II) nos paradigmas construtivista e pós-construtivista, nota-se um rompimento com o estatuto da verdade posta pelo positivismo, entendendo a realidade como uma construção social e colocando a avaliação como resultado social entre o avaliador e os atores envolvidos no processo avaliativo. Dessa forma, a pesquisa permitiu uma aproximação com as múltiplas dimensões de um percurso avaliativo no campo da avaliação de políticas públicas, contribuindo para ampliar a formação dos/as mestrandos/as no campo pretendido. Agradecemos a FUNCAP e CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa mestrado em Avaliação de Políticas Públicas.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
MÚLTIPLAS DIMENSÕES PARADIGMÁTICAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2157. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89439