O BREU E ALGUMAS HISTÓRIAS DO BREU$IL
Abstract
Na minha comunicação nos “Encontros Universitários da UFC 2021”, abordei algumas questões do 1o. capto. da minha tese, relacionadas ao Rito de passagem da linha do Equador, trazendo a versão de Veronica Stigger, publicada no romance Opisanie Świata (2013), disparador da tese, mas também outras versões, do séc. XIX e XX, em especial a de Charles Darwin e a de Clarice Lispector, com as quais a autora dialoga, por meio da intertextualidade e da citação, além de pontuar algumas questões trazidas pelo historiador Jaime Rodrigues, que analisou a morfologia do ritual (do séc. XV ao XX), em mais de 50 versões. Nesta comunicação, pretendo dar continuidade à discussão anterior, focando em questões do 2o. capto. da tese, desdobrando alguns elementos do ritual, à luz do racismo, presentes na versão da Veronica, em especial o breu, para começar a pensar sobre a sua presença e a de suas variantes (cera, piche, alcatrão, piché, pichação dentre outras derivações) bem na “nossa” cara, em vários momentos diferentes na “nossa” cultura. Antes de discutir, logo de cara, e tentar explicar, numa pressa interpretativa, as questões implícitas nesse “nossa”, meu objetivo é simplesmente demonstrar como essa presença vem se manifestando, por meio de exemplos. Assim, procurarei escurecer que breu é esse que estou usando para falar em histórias do breu$il e por que insisto nesta terminologia, e também apresentarei alguns trechos de textos, onde o breu se faz literalmente presente, não só como metáfora da escuridão, mas também como resina, resíduo, resto, reminiscência, pensando, por ora, em 3 modos distintos, mas há mais: no testemunho, no capítulo “A preta Susana” no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (séc. XIX, redescoberto no séc. XX); no folclore, na narrativa “a boneca de piche” (várias versões, séc. XIX e XX); e também no carnaval, com Xica da Silva - A Cinderela negra (2016, retomando o séc. XVIII), no romance histórico/ biografia de Ana Miranda, com imagens de Debret (séc. XIX).Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
O BREU E ALGUMAS HISTÓRIAS DO BREU$IL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2168. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89450