O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR MULHERES GESTANTES: ARTIGOS INDEXADOS NO QUALIS CAPES DA PSICOLOGIA
Abstract
O uso de substâncias psicoativas (SPA) possui múltiplos elementos à sua compreensão: históricos, políticos, filosóficos, sociais e econômicos. Quando usadas por mulheres gestantes, tem características singulares relacionadas às condições socioculturais de preconceitos e violência a que são submetidas, com implicações no cuidado em saúde oferecido. Considerando os aspectos sociológicos e os estudos advindos do campo psicanalítico, objetivou-se analisar quais posições teóricas e propostas de cuidado em saúde para mulheres gestantes que fazem uso compulsivo de SPA são veiculadas por psicólogos e psicanalistas no Brasil, por meio de pesquisas publicadas em bases de dados nos últimos 10 anos. Para a construção da pesquisa estão sendo realizadas buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SCIELO. A busca por tais estudos tem os seguintes critérios de inclusão: a) publicações na literatura científica no período entre 2011 e 2021; b) serem pesquisas completas; d) serem bases de dados que discutam sobre o tema estudado no campo psicanalítico. Os artigos foram analisados sob a perspectiva das práticas discursivas propostas por Michel Foucault, teorias de autores do campo psicanalítico sobre toxicomanias, bem como reflexões a partir de mapas dialógicos propostos por Mary Jane Spink. Observou-se, até o momento, que 92,85% das pesquisas foi escrita por mulheres, e apenas uma foi produzida por um homem, totalizando 14 artigos. Destes, percebeu-se pouca correlação com a discussão referente à conexão entre o uso de substâncias psicoativas e mulheres gestantes, com ênfase sobre o tema maternidade. Considerando que esta pesquisa ainda está em desenvolvimento, ressalta-se a intenção de acrescentar artigos que sejam encontrados no Portal CAPES. Com isso, destaca-se a importância da continuidade da pesquisa, visando contribuir para a compreensão do estado atual de conhecimento no Brasil acerca do uso de substâncias psicoativas por mulheres gestantes.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR MULHERES GESTANTES: ARTIGOS INDEXADOS NO QUALIS CAPES DA PSICOLOGIA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2210. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89493