O ÓDIO COMO MERCADORIA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ANTIDEMOCRÁTICOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL
Abstract
Introdução: Práticas discriminatórias manifestam-se em sociedades autoritárias, ao passo que tanto a discriminação quanto o autoritarismo estruturam-se por meio do capitalismo e de uma lógica de dominação e desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, discursos ódio e intolerância são cada vez mais recorrentes e ‘normalizados’, em especial na interação potencializada por plataformas e redes sociais digitais. A relação entre propaganda política e aspectos psicossociais do autoritarismo tem sido analisada há décadas (ADORNO, 1995; LOWENTHAL, GUTERMAN, 1949), entretanto, a personalização de conteúdos em plataformas digitais e a sua amplificação propõe desdobramentos importantes à compreensão desse fenômeno. Objetivo geral: Analisar de que modo a adesão ao fascismo e a propaganda política se relacionam com a expressão de pautas antidemocráticas na disseminação de conteúdos de plataformas digitais no Brasil. Objetivos específicos: Analisar técnicas psicológicas são acionadas na construção do conteúdo veiculado para mobilização de engajamento no Facebook e no Instagram. Debater os enunciados teóricos do Capitalismo de Vigilância, do Colonialismo de Dados e sua relação com a manifestação do autoritarismo em plataformas digitais; Discutir como a atualização das técnicas de dominação humana engendram processos discriminatórios em plataformas digitais; Compreender como os Estudos em Psicologia Social fomentam o reconhecimento e possibilidades de emancipação das formas técnicas de dominação humana vigentes na sociedade tecnológica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em uma análise de conteúdo categorial (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) por meio de publicações de texto e imagem extraídas do Facebook e Instagram. Resultados: Vislumbra-se assim, a contribuição com a crítica da ascensão antidemocrática na atualidade, norteando uma reflexão crítica capaz de reconhecer o modo como são engendradas as novas formas de dominação e assim orientar a uma práxis emancipatória.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
O ÓDIO COMO MERCADORIA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ANTIDEMOCRÁTICOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2213. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89496