PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE AS MEDIDAS DE SAÚDE PÚBLICA REFERENTES À PANDEMIA DA COVID19 NO CEARÁ, BRASIL.
Abstract
Objetivo: Analisar o impacto das políticas de distanciamento social e os desafios para sua implementação durante a pandemia de COVID19 no estado do Ceará. Método: Estudo transversal analítico, realizado entre janeiro e março de 2022, por meio de pesquisa online disponível via Google Forms, e divulgada por e-mail e redes sociais. O questionário abrangeu dados sociodemográficos, questões relacionadas à COVID-19 e aos períodos de lockdown, incluindo as percepções das medidas sanitárias e de saúde pública desenvolvidas no Ceará durante a primeira, segunda e a terceira ondas da doença, nos anos de 2020, 2021 e 2022, respectivamente. Os participantes foram recrutados por amostragem de conveniência, através da técnica snowball. Resultados: Foram captados 1.079 participantes, a maioria do sexo feminino (63,9%), com faixa etária entre 18-39 anos (63%), pardos (54,7%), solteiros (43,9%), cursando pós-graduação (43,8%), renda entre 1-3 salários mínimos (39,4%) e em sua maioria residentes na capital (72%). Sobre à percepção das medidas contra a pandemia, 84,1% dos indivíduos ressaltaram a importância do uso de máscaras para toda a população, 89,5% relataram que o isolamento social é uma medida eficaz para controle da disseminação da COVID19. A vivência durante a primeira onda (abril a maio/2020) e segunda onda (março a maio/2021), a população apontou ter sido um período angustiante (79,10%) e (66,20%), respectivamente, diferente da percepção vivida na terceira onda (dez/2021 a jan/2022), que referiram uma fase tranquila (46,80%). Acerca das Acerca das notícias sobre a COVID-19 veiculadas pelas mídias (rádio e TV), 55,2% responderam que eram verdadeiras/reais, porém as informações divulgadas via internet/WhatsApp, 36% apontaram como alarmistas. Sobre o governo, 57,5% consideram moderadamente preparado para enfrentar futuras epidemias. Conclusão: Os resultados em questão podem ser úteis para o estabelecimento de medidas mais eficazes para estratégias futuras de confinamentoPublished
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE AS MEDIDAS DE SAÚDE PÚBLICA REFERENTES À PANDEMIA DA COVID19 NO CEARÁ, BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2243. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89526