NARRATIVAS ENVIESADAS - EXPERIÊNCIAS E EMOÇÕES ACERCA DO USO DE NARRATIVAS DE VIDA COMO RECURSO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL.
Abstract
Desconfio que meu interesse no "Coisas Frágeis" projeto de pesquisa do Curso de Psicologia - UFC tenha surgido do meu constante hábito de escrita, sempre soube desse poder transformador que permeiam as palavras e relatos. A mim, escrever dá clareza e desconfio profundamente que com as pessoas entrevistadas para o projeto tenha ocorrido de forma semelhante esse bonito processo de redescobertas. Através dos relatos percebemos mais claramente os impactos de certos momentos as vezes apercebidos, ao coloca-los em palavras acontece de se tornarem extremamente potentes, emocionais:as vezes fragilizam, as vezes fortalecem. É como se sua influência estendesse uma longa sombra sobre a vida e as palavras.São miudezas, como esse pequeno fenômeno,que estão repletas na pesquisa com narrativas.É ver durante a pesquisa como antigas emoções e novos desejos se misturam e intercalam dentro de um mesmo universo da voz. A observação da própria vida, matéria mais frágil que pode existir, se movendo de forma devagar e silenciosa, uma vida que pra todos, guarda nuances de beleza e dor. Os relatos tem esse poder quase epifânico, quanto mais você lê mais você se sensibiliza, mais questionamentos você coloca pro mundo, você deixa de ter certezas absolutas. E acho que a pergunta é a coisa mais preciosa que a narrativa pode fazer pela gente, mais do que responde-la. O cotidiano certamente nos ensina, diariamente, que a investigação, a dúvida são quase que prenúncios, andam de mãos bem dadas com a mudança, com os saltos de crescimento, essa semente que as entrevistas deixam, a dúvida, a base de onde a gente pode traçar novos caminhos. As vezes com pedras, assumo, atropelos, a arte - e aqui ouso incluir o Projeto de Pesquisa "Coisas Frágeis", pois pra mim ele tem poder de toque, conexão, como queira, característico das artes, o escrever como política tem muitos entraves e quando a gente escolhe esse caminho já sabe que vai ser cansativo, é uma empreitada árdua porem imensamente edificadoraDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Maciel Costa, L. N., & Ferreira de Lima, A. (2017). NARRATIVAS ENVIESADAS - EXPERIÊNCIAS E EMOÇÕES ACERCA DO USO DE NARRATIVAS DE VIDA COMO RECURSO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4268. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29292
Issue
Section
X Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.