NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS
Abstract
A Doença de Chagas (DC) é uma enfermidade de caráter crônica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro. Apesar da incidência da doença de Chagas está em declínio ainda existe a necessidade de manter o controle e a vigilância epidemiológica da doença, incentivar as campanhas educativas, estimular as políticas públicas e sensibilizar os órgãos de fomentos para a pesquisa. A avaliação de conhecimentos e práticas por parte da população pode servir como instrumento facilitador para diminuir as fronteiras da informação e promoção em saúde. Verificar o nível de informação sobre a DC e disseminar conhecimentos sobre a mesma, para promover colaboração no combate aos vetores e, assim, evitar a transmissão vetorial desta enfermidade. No dia 19 de abril de 2017 foi realizada uma ação educativa comemorativa ao Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas no Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará. Durante esta ação foi aplicado aos visitantes um questionário composto de 5 perguntas de múltipla escolha, abordando os seguintes aspectos: O que é DC; Formas de transmissão; Sintomas da doença; Tratamento e Cura da doença. Cada resposta tinha uma pontuação, contabilizando 18 pontos no total. Ao final foi calculada a pontuação de cada participante da pesquisa. Responderam ao questionário 54 pessoas, sendo 43(79,63%) do sexo feminino e 11(20,37%) do sexo masculino. A classificação do nível de informação foi a seguinte: Insuficiente <40%, Regular entre 40 e 60% e Bom >60%. Das 54 pessoas 49 (90,74%) tinham nível de informação insuficiente. Destes, 7 (14,3%) não sabiam nada sobre a doença. Apenas 1 (1,85%) pessoa obteve porcentagem acima de 60%. Observou-se que muitas pessoas ainda desconhecem esta enfermidade, apesar do estado do Ceará ser uma região endêmica para a doença, portanto, é necessário elaborar campanhas educativas em saúde, disseminando informações sobre esta moléstia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Mota, M. L. de O., Pereira Lima, A. R., Carla da Costa, A., Menezes Viana, C. E., Lacerda, J. M., & Oliveira, M. de F. (2017). NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4271. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29295
Issue
Section
X Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.