TANDEM ESPANHOL: INTERCÂMBIO LÍNGUÍSTICO-CULTURAL E APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Authors

  • Hector Alexander Valeriano Rodriguez
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Abstract

Ensinar uma língua sem ensinar a cultura que representa os falantes nativos dessa língua não é produtivo para quem deseja adquirir uma segunda língua. Considerando essa perspectiva no ensino de línguas, no presente trabalho, objetivamos descrever as atividades realizadas no projeto Tandem no Curso de Letras Espanhol da UFC, que tem como meta promover o intercâmbio linguístico e cultural de forma colaborativa em contexto bilíngue (português/espanhol). O projeto promove encontros quinzenais entre futuros professores de espanhol como língua estrangeira e falantes nativos de países hispanofalantes. O intercambio bilíngue permite que os alunos envolvidos no projeto adquiram uma importante bagagem cultural por meio do contato mantido durante os encontros. Os alunos do Curso de Letras têm a oportunidade de sanar suas dúvidas tanto da língua que estudam, como das relações socioculturais dos países dos quais os convidados nativos são representantes. Além disso, os estudantes aportam ao convidado suas experiências e conhecimentos da língua portuguesa e da cultura brasileira, enriquecendo muito mais o intercambio promovido. Fundamentamos nossa perspectiva teórica em autores como Manso (1998) e Alonso (2012), entre outros que ressaltam a relevância da metodologia Tandem para o ensino e aprendizagem de línguas. No projeto desenvolvido no Curso de Letras (Português/Espanhol), o papel do monitor é de mediador entre os alunos e convidados, para tanto, empregamos diferentes estratégias que fomentam a aprendizagem colaborativa, dentre as quais, destacamos: o uso de grupos de estudos no Whatsapp e a interação via redes sociais. Como resultado do projeto desenvolvido, ressaltamos, além do desenvolvimento da competência comunicativa dos participantes, o combate à evasão de alunos nos semestres iniciais, uma vez que se promove um clima que favorece a ambientação e um melhor acolhimento desses alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Valeriano Rodriguez, H. A., & Falcao do Nascimento, M. V. (2017). TANDEM ESPANHOL: INTERCÂMBIO LÍNGUÍSTICO-CULTURAL E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4471. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29495

Issue

Section

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação