USO DO PYTHON COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO NA MATEMÁTICA INDUSTRIAL
Abstract
O trabalho de pesquisa visa divulgar o papel da linguagem de programação Python como ferramenta de auxílio ao aluno da Matemática Industrial para a escrever os programas necessários para desenvolver as técnicas que são ensinadas em algumas cadeiras do curso. O objetivo do trabalho consiste em mostrar as motivações de uso, seus diferenciais e como ela pode auxiliar o aluno em seu percurso na graduação, motivando-o a não só se manter ativo no curso bem como dando mais liberdade e tempo para se concentrar nas teorias ensinadas em sala de aula pelos professores. Como metodologia foi planejado e produzido um minicurso que será disponibilizado em arquivo PDF para os participantes, e será ensinado usando o Jupyter Notebook. A linguagem foi projetada afim de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina linguagem clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros. Tem como vantagens técnicas: ser orientado a objetos; portável; poderoso e pode ser misturado com outras linguagens. O foco é ensinar sobre a linguagem de uma forma que auxilie os alunos a poderem utilizar o Python para aprenderem não só a programar com facilidade e performance, bem como pôr em prática os ensinamentos dos professores ao longo do curso de uma forma mais fluída, dando aos alunos mais tempo e alocação de esforços para estudar e se concentrar na essência da técnica. A presente linguagem auxiliou a mim e alguns colegas em algumas cadeiras do curso, onde tivemos de implementar as técnicas ensinadas pelos professores, com agilidade e simplicidade, obtendo os resultados desejados pelas atividades e trabalhos propostos. Concluo, visto todas essas motivações e diferenciais, que o Python é uma excelente ferramenta de auxílio ao aprendizado dos alunos para implementar as técnicas ensinadas pelos professores ao longo do curso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Barbosa, F. V. da S., & Barros Neto, J. F. (2017). USO DO PYTHON COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO NA MATEMÁTICA INDUSTRIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4479. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29503
Issue
Section
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.