A IMPORTÂNCIA DOS MINICURSOS PARA A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS
Abstract
A realização de minicursos dentro do âmbito universitário tem se mostrado extremamente importante para o aprendizado daqueles que participam desse tipo de ação, tanto para os que estão na posição de educador quanto de aprendizes. Além disso, são também uma forma de integração entre alunos de semestres distintos, sendo um fator importante para o compartilhamento de experiências entre os discentes na universidade. Dentro desse contexto, este projeto tem como fim a elaboração de um curso de tamanho reduzido de Excel básico e intermediário e tendo os alunos de Engenharia de Produção Mecânica do primeiro ano como público alvo, a fim de que possa haver uma maior aproximação entre os discentes de semestres mais avançados com os mais novos no curso. Para isso, tornou-se necessário a produção de um material de apoio em formato de slides como também a criação de exemplos e exercícios relacionados a própria ferramenta. Utilizou-se também um laboratório de informática para que todos os participantes tivessem acesso a ferramenta utilizada e pudessem acompanhar o decorrer do curso. O total de discentes presentes no evento foi em torno de 20 pessoas, todos estes puderam ao fim do curso compreender o básico de Excel e ter algumas noções de Excel intermediário. De maneira mais específica, todos também foram motivados a resolverem exercícios que aliassem o conhecimento adquirido na aula e o curso de graduação dos alunos. O evento foi extremamente motivador aos participantes e todos os presentes alcançaram suas expectativas em relação ao curso. Portanto, o objetivo principal do minicurso foi alcançado, foi possível compartilhar conhecimentos a respeito da ferramenta Excel e também gerar integração entre os alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Gomes Amarante, J. B., Fossile, M. G., & Jaguaribe Pontes, H. L. (2017). A IMPORTÂNCIA DOS MINICURSOS PARA A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4493. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29517
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.