O PROJETO SOAR COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA UTÓPICA
Abstract
Este trabalho é fruto do Projeto de Extensão do PET Pedagogia UFC intitulado “SoAR” que tem como objetivo promover espaços de formação das professoras e de desenvolvimento sociocognitivo das crianças, por meio de práticas lúdicas, da instituição “Cristo é Vida”, localizada no bairro Pirambu,Fortaleza-Ce. O projeto foi realizado no período de março a julho de 2017 em torno de dois eixos: o aprender a cuidar e o aprender a ser. Foi desenvolvido em oficinas semanais com as crianças e em encontros mensais com as professoras, realizados com base na aprendizagem cooperativa (JOHNSON et al., 1998), refletindo sobre o papel da educação e do (a) educador (a) para as práticas lúdicas. O projeto desenvolvido desde a sua origem vem considerando os pressupostos de Freire (1983) que fala da necessidade do diálogo com os sujeitos a fim de conhecer sua realidade, suas idéias de mundo e suas demandas expressas em sua religiosidade e seus valores, que espelham suas práticas. Tomamos os sujeitos das ações como centro de discussão e reflexão, pois reconhecemos que o conhecimento exige “uma presença curiosa do sujeito em face do mundo (...) Implica invenção e reinvenção.” (FREIRE, 1983, p. 7). Assim, foi possível compreender a importância que as atividades ocuparam na vida dessas pessoas, abrangendo uma formação para a ludicidade, a cooperação e a reflexão dos valores humanos e de cidadania na instituição. Dentre os relatos das crianças destaca-se a sua euforia na realização do projeto bem como a sua curiosidade nas propostas desenvolvidas nos encontros. Já para as professoras, a partir de suas narrativas, o grupo possibilitou-lhes ampliar a consciência sobre suas práticas e a sua diversificação advinda dos estudos e das atividades lúdicas realizadas. Para os bolsistas, a interação com os sujeitos e a constituição coletiva do projeto permitiu aprendizados práticos sobre os desafios que os processos pedagógicos apresentam na atuação do pedagogo, aperfeiçoando a ação dos mesmos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
JÉssika de Medeiros, A., Oliveira Sales, A. F., Dantas dos Santos, G., Soares do Vale, A., & Porto, B. de S. (2017). O PROJETO SOAR COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA UTÓPICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4597. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29621
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.