O PROJETO SOAR COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA UTÓPICA

Authors

  • Ana JÉssika de Medeiros
  • Ana Flávia Oliveira Sales
  • Gerbet Dantas dos Santos
  • Andreza Soares do Vale
  • Bernadete de Souza Porto

Abstract

Este trabalho é fruto do Projeto de Extensão do PET Pedagogia UFC intitulado “SoAR” que tem como objetivo promover espaços de formação das professoras e de desenvolvimento sociocognitivo das crianças, por meio de práticas lúdicas, da instituição “Cristo é Vida”, localizada no bairro Pirambu,Fortaleza-Ce. O projeto foi realizado no período de março a julho de 2017 em torno de dois eixos: o aprender a cuidar e o aprender a ser. Foi desenvolvido em oficinas semanais com as crianças e em encontros mensais com as professoras, realizados com base na aprendizagem cooperativa (JOHNSON et al., 1998), refletindo sobre o papel da educação e do (a) educador (a) para as práticas lúdicas. O projeto desenvolvido desde a sua origem vem considerando os pressupostos de Freire (1983) que fala da necessidade do diálogo com os sujeitos a fim de conhecer sua realidade, suas idéias de mundo e suas demandas expressas em sua religiosidade e seus valores, que espelham suas práticas. Tomamos os sujeitos das ações como centro de discussão e reflexão, pois reconhecemos que o conhecimento exige “uma presença curiosa do sujeito em face do mundo (...) Implica invenção e reinvenção.” (FREIRE, 1983, p. 7). Assim, foi possível compreender a importância que as atividades ocuparam na vida dessas pessoas, abrangendo uma formação para a ludicidade, a cooperação e a reflexão dos valores humanos e de cidadania na instituição. Dentre os relatos das crianças destaca-se a sua euforia na realização do projeto bem como a sua curiosidade nas propostas desenvolvidas nos encontros. Já para as professoras, a partir de suas narrativas, o grupo possibilitou-lhes ampliar a consciência sobre suas práticas e a sua diversificação advinda dos estudos e das atividades lúdicas realizadas. Para os bolsistas, a interação com os sujeitos e a constituição coletiva do projeto permitiu aprendizados práticos sobre os desafios que os processos pedagógicos apresentam na atuação do pedagogo, aperfeiçoando a ação dos mesmos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

JÉssika de Medeiros, A., Oliveira Sales, A. F., Dantas dos Santos, G., Soares do Vale, A., & Porto, B. de S. (2017). O PROJETO SOAR COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA UTÓPICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4597. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29621

Issue

Section

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial