A POTÊNCIA DO EU - NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA NO DOCUMENTÁRIO
Abstract
O cOaLHO - Coletivo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual investiga temáticas relativas ao documentário e suas relações com outras linguagens audiovisuais. Em tempos de uma exposição maciça do eu na redes sociais, fomos além das narrativas hegemônicas para pensar o cinema documental em primeira pessoa - íntimo, familiar e doméstico - que é também experimentação de si . Filmes autobiográficos que, ao se voltarem para o universo privado do sujeito que filma, também dão a ver o mundo. A partir de cinco eixos principais - A imagem-memória, Filmes privados, A escrita de si pelo outro, A força da delicadeza e O desvio pela ficção -, nossas atividades se voltaram às exibições de documentários contemporâneos seguidas de debates abertos, com o objetivo de discutir as diferentes possibilidades estéticas e temáticas desse cinema que é de escrita pessoal. Priorizamos, em nossos encontros, a diversidade de temas e sujeitos, a partir da análise de nove filmes, dentre eles seis brasileiros - e três cearenses. Obras de cineastas consagrados, como Agnès Varda e Karim Aïnouz dividiram espaço com novos diretores - Breno Baptista, por exemplo, realizou Monstro como seu trabalho de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual pela UFC. Do total, cinco foram dirigidos por mulheres. Pensados para abarcar diferentes possibilidades estéticas e temáticas do cinema de escrita pessoal, os encontros foram uma preparação para a concepção de projetos individuais de vídeos em primeira pessoa, orientados e produzidos dentro do grupo, que trarão em sua essência os pontos abordados durante o ano.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Teixeira de Paula, L., & Dumaresq, D. D. (2017). A POTÊNCIA DO EU - NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA NO DOCUMENTÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4683. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29707
Issue
Section
IV Encontro de Cultura Artística
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.