POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE

Authors

  • Beatriz Bezerra Carvalho
  • Rafael Camurça Pereira
  • Rina Marcia Araujo de Oliveira Sousa
  • Mônika Martins de Lima
  • Gabriela Teles
  • Luciana de Lima

Abstract

O objetivo do trabalho é investigar de que forma o posicionamento político-ideológico dos professores influencia o modo de participação dos alunos nos fóruns de discussão em disciplinas a distância. A pesquisa foi realizada com o corpus textual referente ao semestre 2016.2 da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada pela Universidade Federal do Ceará. Esta contempla seis temáticas, abordadas por diferentes tutores: Filosofia da Diferença; Etnias e Africanidades; Construção de Gênero; Educação ambiental; Tecnologia, Tecnocultura e Tecnocracia; Direitos Humanos como Construção Social. Na avaliação da referida disciplina pelo corpo discente constavam relatos sobre uma falta de abertura a opiniões de posicionamento político-ideológico contrários aos dos professores e de materiais didáticos com viés político. Partindo da não existência de imparcialidade, busca-se revelar quais posturas docentes leva ao cerceamento da discussão. Compreendeu-se como determinante a não existência de uma explanação prévia sobre os temas por parte dos docentes sobre o próprio ponto de vista e outros pontos de vista existentes. Dessa forma, o posicionamento do material didático é o único apresentado e a não compreensão do corpo discente sobre o conceito de local de fala, resulta na interpretação de que pontos de vistas contrários estão errados quanto às respostas às tarefas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Carvalho, B. B., Pereira, R. C., Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Teles, G., & Luciana de Lima. (2017). POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4787. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29811

Issue

Section

III Encontro de Tecnodocência