VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD
Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal propor experiências com videoaulas direcionadas às disciplinas de Introdução à Matemática, Matemática Fundamental, Matemática I, II, II e IV, Física I, II, III e IV, que possuem grande necessidade de elaborado raciocínio lógico, algébrico e matemático. O campo empírico escolhido para o trabalho ora apresentado são os cursos semipresenciais de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com licenciados dos segundo, quarto e sexto semestres dos referidos cursos, durante encontros presenciais em seus respectivos Polos na cidade de Caucaia – Ceará. Os resultados parciais obtidos revelam que diante das dificuldades encontradas pelos discentes para compreensão do conteúdo e para resoluções de cálculos e situações-problema apresentadas nos exercícios, as videoaulas desempenham papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, facilitando o entendimento e proporcionando estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas em diversas questões propostas nas aulas. O estudo aponta ainda que por ser uma ferramenta assíncrona dispensa a necessidade de estar online como, por exemplo, nas webconferências, mostrando-se como um benefício para o aluno EaD, pois pode acessá-lo a qualquer momento. Desse modo, as videoaulas surgem como ferramenta poderosa no ensino a distância, podendo,inclusive, ser constantemente reformuladas, dando a oportunidade de outros estudantes serem os “atores” ajudando seus colegas e aprimorando suas habilidades em assimilar e propagar os conceitos e ideias estudados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Andrade, J. G., & Soares, E. do A. (2017). VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4799. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29823
Issue
Section
III Encontro de Tecnodocência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.