A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E O APOIO TECNOLÓGICO AOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS SEMIPRESENCIAIS

Authors

  • Jose Everton Rocha Gomes Filho
  • Natália Elen Lopes Ferreira
  • Marcos Venícius Ribeiro de Lima
  • Francisco David Moreira de Sousa
  • Sandra Geuster
  • Henrique Barbosa Silva

Abstract

Os meios digitais passaram a influenciar muitos aspectos da sociedade. Está presente em praticamente todas as áreas de atuação humana, servindo de apoio e proporcionando resultados mais eficazes. Dessa forma o ser humano pode estender o seu escopo, produzindo mais e agregando mais conhecimento devido à técnicas cada vez mais desenvolvidas que surgiram com a necessidade de suprir demandas, solucionar problemas e agilizar processos. Uma das problemáticas existentes é o compartilhamento de conhecimentos. A aceleração da rotina de trabalho, a dificuldade de acesso a materiais de estudo e até mesmo a falta de infra-estrutura acabam sendo alguns dos fatores que dificultam o processo de aprendizado em todos os seus aspectos e acaba não atendendo as necessidades de desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento crítico de forma adequada. Com base nessa questão, em ordem de agilizar os processos de aprendizagem e torná-los um pouco mais acessíveis ao público que não dispõe, seja do tempo ou dos recursos necessários para comprometer-se integralmente à cursos presenciais, criou-se o conceito de aulas semipresenciais, mais acessíveis e práticas. Aplicando os avanços tecnológicos à esse conceito espera-se que, assim como em outras áreas que puderam desenvolver-se de forma mais ampla, os programas educacionais possam também usufruir dos meios digitais mais comuns e acessíveis atualmente, adaptando essas tecnologias para as necessidades e dificuldades que a Educação semipresencial possui,em busca de melhores resultados. O COMFOR - UFC foi criado com o objetivo de articular cursos de formação inicial e continuada para professores da rede pública. Nesta tarefa, muitas ferramentas digitais são utilizadas para agilizar os processos e assim atender um maior público, desde a inscrição, armazenamento de dados, comunicação entre professores e alunos, até a realização das aulas por meio de plataformas de aprendizado online como o “Solar”.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Rocha Gomes Filho, J. E., Lopes Ferreira, N. E., Ribeiro de Lima, M. V., Moreira de Sousa, F. D., Geuster, S., & Silva, H. B. (2017). A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E O APOIO TECNOLÓGICO AOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS SEMIPRESENCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4870. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29894

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica