ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no projeto com as crianças da Educação Infantil, sob a orientação da professora da Turma. As atividades consistem em observar as crianças no seu dia a dia, além do registro das experiências vivenciadas e suas atitudes e reações. Faz-se também a documentação dos registros individuais (fotografias, álbuns de desenhos e recortes produzidos pelas crianças etc.). No início das atividades, em um momento chamado diversificado, as crianças brincam nas diferentes áreas da sala, organizadas para propor desafios variados, vivenciando momentos de descontração. Nesse ensejo, aproveitamos para ter um maior contato com cada criança, observando suas formas de agir com os colegas, quais atividades mais as atraem, e buscando prepará-las para as demais atividades didáticas previstas para aquele dia. Durante as atividades propostas pela professora às crianças, fazemos os registros das respostas individuais, criando, assim, um perfil de aprendizagem da criança. Quando as crianças estão no parque, momento este marcado por grande agitação e interação social, fazemos a mediação dos conflitos, mostrando sempre a importância do respeito ao modo de ser de cada uma e observamos o desenvolvimento social, cultural, emocional, físico-motor de cada uma. Assim, os registros e documentações contribuem para identificar as necessidades das crianças e suas evoluções no decorrer do processo de aprendizagem. Também são fundamentais para que a professora repense a prática pedagógica e as formas de mediação junto às crianças, buscando o equilíbrio entre as propostas de experiências didáticas e o interesse das crianças. Participar desse projeto permite o entendimento do quão importante é a Educação Infantil para a vida do indivíduo. Além disso, a rotina proposta pelo projeto, reforça a importância da responsabilidade e compromisso do bolsista na execução das atividades, e a necessidade do respeito ao ambiente e aos colegas de trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Lima da Silva, R., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4878. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29902
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.