AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO COMO APOIO À MELHORIA ACADÊMICA, NO CURSO DE MATEMÁTICA INDUSTRIAL

Authors

  • Maria Aline Freitas Barreto
  • Ana Kelly de Sousa
  • Maria Bianca Leite
  • Julio Francisco Barros Neto

Abstract

Segundo o que rege a Lei do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, uma das exigências remete à Autoavaliação realizada internamente a partir das diretrizes estabelecidas pelo CPA – Comissão Própria de Avaliação da Instituição. O presente trabalho visa analisar estatisticamente os resultados obtidos nas avaliações realizadas nos períodos de 2015.1 à 2016.2, no curso de Matemática Industrial (MI). Inicialmente foi elaborado um bando de dados utilizando planilha eletrônica a partir dos relatórios disponibilizados pela CPA e coordenação do referido curso, que estão no ambiente SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, da Univesidade Federal do Ceará, em formato PDF. Nesta etapa utilizou o formulário que avalia os docentes nas diversas disciplinas. Observou-se inicialmente que todos os períodos a grande maioria dos docentes que ministraram disciplinas para MI obtiveram Autoavaliação e avaliação discentes bastante significativas, tendo em média valores de, no mínimo, 4.5, em uma escala de 1 á 5, em cada uma das quatro dimensões avaliadas, quais sejam: Planejamento Didático-Pedagógico; relacionamento e postura com os discentes; formas e uso de avaliação do aprendizado discentes; e pontualidade e assiduidade. Procurar-se-á ainda identificar possíveis discrepâncias entre a autoavaliação docente e a avaliação discente em disciplinas e/ou docentes específicos, com objetivo de pontuar aspectos como a influência ou não da mudança de docentes nas disciplinas e se tal fato impacta positiva ou negativamente. Outro aspecto é a existência ou não de diferença entre os semestres de oferta das disciplinas e também em relação à natureza da disciplina, se obrigatório, obrigatória de ênfase de formação ou optativa/livre.

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Published

2017-11-08

How to Cite

Freitas Barreto, M. A., Kelly de Sousa, A., Leite, M. B., & Barros Neto, J. F. (2017). AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO COMO APOIO À MELHORIA ACADÊMICA, NO CURSO DE MATEMÁTICA INDUSTRIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4979. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30003

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica