EFETIVIDADE ESTRATÉGIA EDUCATIVA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ACOMPANHANTE PARA A PRESTAÇÃO DE APOIO À PARTURIENTE
Abstract
Parto humanizado é uma interação de confiança entre os profissionais e a parturiente, visando assegurar uma assistência digna com informações necessárias para uma gravidez segura, tendo a mulher participação nas decisões. Dentre suas estratégias, tem-se a presença de um acompanhante de escolha da parturiente, pois evidências apontam que traz maior segurança e bem-estar, além de contribuir para menor probabilidade de intercorrências (HODNETT, 2013). É formidável que esse acompanhante tenha acesso à estratégias de educação em saúde que o torne qualificado para a prestação de apoio, destacando, assim, a importância do Enfermeiro, na instrumentalização do mesmo a fim de proporcionar a mulher segurança e satisfação durante o processo de parto. Este trabalho objetiva verificar associação entre o acesso à estratégia educativa “Preparando-se para acompanhar o parto normal: o que é importante saber?” e as ações de apoios prestadas pelo acompanhante em sala de parto. Trata-se de um estudo analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado entre Abril/2014 a Junho/2015 junto a 65 acompanhantes que estiveram em sala de parto. Utilizou-se os testes qui-quadrado e Fisher para verificar associação entre as variáveis. Na análise observou-se que os acompanhantes que tiveram acesso à estratégia foram mais passíveis a prestação de apoio físico (p: 0,026; x²:5,16) e, também, às seguintes ações de apoio: segurar a mão (p: 0,0392; x²:4,25); Massagens (p: 0,0012; x²:13,77); Caminhada (p: 0,0002; x²:); Bola de ginástica (p: 0,0002; x²:12,76); e Respiração (p: 0,0002; x²:19,57). Diante isso, a ação foi fundamental na instrumentalização do acompanhante, já que existiu uma associação positiva entre as ações de apoio físico e ao relaxamento da parturiente e entre o apoio emocional e uma melhor avaliação do apoio dado pelo acompanhante. Vale destacar que o Enfermeiro é crucial no processo de capacitação e educação em saúde junto aos acompanhantes visando um cuidado humano e eficaz.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Fernandes do Nascimento, I. C., Américo, C. F., Montenegro da Silva, D., Cardoso da Silva, L., & Rocha Teles, L. M. (2017). EFETIVIDADE ESTRATÉGIA EDUCATIVA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ACOMPANHANTE PARA A PRESTAÇÃO DE APOIO À PARTURIENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5112. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30136
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.