FICHAS EDUCATIVAS DA FLORA EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS: UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Authors

  • Bruna Alves da Silva
  • Antonio Gleydson de Freitas
  • Lucas Alves de Sousa
  • Ana Ruth Lima Teixeira
  • Geovany Rocha Torres

Abstract

A Política Brasileira de Educação Ambiental vem de uma conquista que se iniciou nos anos 70 mas só em 27 de abril de 1999 a lei nº. 9.795/99 foi sancionada. Segundo o Art. 1º dessa Lei, a educação ambiental consiste nos processos nos quais “o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”. Este trabalho teve por objetivo produzir fichas informativas contendo dados a respeito das características gerais e particulares das espécies arbóreas presentes no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A primeira etapa do trabalho teve como base o georreferenciamento das mudas de árvores nativas plantadas no ano de 2017 pela PEGA. Na etapa seguinte a preparação das fichas terá como base o georreferenciamento realizado anteriormente pelo Núcleo de Pesquisa em Arborização Urbana (NEPAU) no qual foram constatadas 26 famílias botânicas e 87 espécies à partir de uma amostragem das árvores distribuídas em três áreas dentro do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na etapa de georreferenciamento foram realizadas visitas locais nos locais de plantio com a utilização de um GPS modelo Garmin Etrex 10. Em seguida foram realizadas pesquisas bibliográficas para basear a criação das fichas educativas. Foram produzidas 27 fichas contendo: Nome Popular; Número de Identificação; Família; Nome Científico; Campus; Coordenadas; Ponto de Referência; Curiosidades; Data de Floração; Data de Frutificação; Data de Coleta de Sementes; Dados do Plantio; e a Referência Bibliográfica. O trabalho desenvolvido proporcionará uma valiosa ferramenta para uso nas ações de educação ambiental e de gestão da flora, podendo ser aplicado no sítio eletrônico da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), no manejo da arborização e em atividades educativas de campo. Por fim, a Bolsa de Iniciação Acadêmica tem proporcionado o enriquecimento do currículo acadêmico com o trabalho ora desenvolvido.

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Published

2017-11-08

How to Cite

Alves da Silva, B., Gleydson de Freitas, A., Alves de Sousa, L., Lima Teixeira, A. R., & Torres, G. R. (2017). FICHAS EDUCATIVAS DA FLORA EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS: UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5162. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30186

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica