LITERATURA INFANTIL: LUDICIDADE E IMAGINAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Abstract
O presente trabalho apresenta o Projeto desenvolvido na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – UUNDC e integra as ações da UUNDC comprometidas com as experiências significativas de interação com a linguagem oral e escrita em gêneros textuais e suportes diversificados (DCNEI/2009). O Projeto objetiva contribuir com o desenvolvimento integral das crianças integrando literatura e ludicidade em seu cotidiano. A aproximação sistemática das crianças com a Literatura Infantil muito contribui para o seu desenvolvimento: amplia seu repertório cultural, favorece interações das crianças e seus pares e outros adultos, possibilita vislumbrar épocas e lugares diferentes de seu cotidiano enriquecendo sua experiência sobre si mesma e sobre o mundo, além de estreitar os laços familiares. Também possibilita o gosto pela leitura desde a mais tenra idade. Os princípios teórico-metodológicos presentes em nossas práticas estão ancorados na perspectiva sócio histórica, compreendendo que a criança se constrói a partir de interações significativas e privilegiando escolhas didáticas afins a essa compreensão e privilegiam os princípios da ludicidade, continuidade e significatividade nas práticas pedagógicas planejadas (FOCHI, 2015). As estratégias utilizadas são a organização, conservação e disponibilização de vasto acervo para a exploração e fruição das crianças tanto no próprio ambiente da sala de leitura como no empréstimo de até 5 livros por semana para cada criança, além da prática diária de contação de histórias a partir das mais diversas estratégias em grandes ou pequenos grupos e a partir de diversos recursos: contação com fantoches, imagens, dramatizações, leitura de livros, recontos espontâneos etc. Esse ano 56 crianças são beneficiadas com o projeto podendo, cada uma delas, ter oportunidade de realizar o empréstimo de mais de 100 livros para leitura junto a suas famílias, além das contações de histórias realizadas na UUNDC.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Alves de Castro, V., Viana, D. da S., & Cabral Costa, M. A. (2017). LITERATURA INFANTIL: LUDICIDADE E IMAGINAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5275. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30299
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.