METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO: DESPERTANDO O INTERESSE RENOVADOR NOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Abstract
Durante muito tempo, a aula expositiva foi o único procedimento empregado em sala de aula. Embora métodos inovadores tenham sido aderidos por diversas universidades nacionais e internacionais, ainda há uma predominância metodologias tradicionais (quadro branco e pincel), levando muitas vezes a relatos de críticas alusivas a aulas expositivas, podendo ser apontado como causa de desmotivação dos alunos durante o processo de aprendizagem. Objetivando despertar o interesse renovador nos alunos do curso de Licenciatura em Química, futuros profissionais de ensino, bem com contribuir com a melhoria no processo ensino aprendizagem, foi realizado um levantamento bibliográfico em sites de pesquisa como o SCIELO acadêmico e outros similares, sobre metodologias inovadoras de ensino. O resultado compilado do que foi averiguado no levantamento será divulgando, através de seminário, para os referidos alunos. Dentre as metodologias identificadas, destacam-se, pela frequência e efetividade: Aprendizagem Baseada em Problemas, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem em Pares, Ensino Híbrido e Estudo de Caso. Esses métodos visam mostrar os principais conceitos, ferramentas e a aplicação das citadas Metodologias Ativas, apresentando ainda resultados iniciais de cada processo. Mostram-se efetivas também, devido as suas formas de abordagem que trabalham o aprendizado em grupo, mas focam no aluno, fazendo com que ele assuma responsabilidade individual e colaborativa nos trabalhos que lhes são propostos, além do que, são os alunos que monitoram sua maneira de aprendizado, assim, eles podem ajustar as estratégias de ensino aprendizagem da melhor maneira que facilite o seu entendimento. Embora o estudo não tenha sido conclusivo, os resultados parciais são incentivadores, uma vez que, depois da leitura de artigos sobre aplicações de Metodologias Ativas, foram constatados aumentos significativos no desempenho dos alunos nas avaliações, na alta participação e na boa aceitação de tais metodologias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Souza, L. F. da C., Garcia da Silva, R. R., & Fernandes, M. de F. L. (2017). METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO: DESPERTANDO O INTERESSE RENOVADOR NOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5296. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30320
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.