PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DO TENDON RESEARCH GROUP BRAZIL SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO
Abstract
Introdução: Os quatro ou cinco anos de faculdade podem ser usados para qualificar a formação com atividades que vão além da sala de aula, um exemplo disso são os bolsistas de iniciação científica, que além de estarem recebendo conhecimento pronto também estão fazendo ciência. Nesse contexto, o objetivo do estudo é verificar a percepção dos alunos e profissionais acerca de grupos de pesquisas na graduação. Metodologia: o estudo foi realizado com a alunos e profissionais de contexto nacional que fazem parte do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará- Tendon Research Group Brazil (TRG-Brazil) por meio de um questionário online composto por 6 questões, dentre elas, 5 obrigatórias e 1 optativa. Amostra de 15 pessoas. Resultados: 10 alunos e 5 profissionais participaram do estudo. Mostrou-se extremamente importante a iniciação científica na graduação para 93,3% dos entrevistados, do quais, citaram como os principais benefícios da inserção em grupos de pesquisas a conquista de conhecimento, experiência e criticidade. Outro ponto levado em consideração foram as dificuldades em realizar pesquisas, em que, a maioria, concorda que a organização de ideias, estruturação do trabalho, conquista de amostras e orçamento financeiro podem ser um impasse em realizar determinado estudo. 80% dos pesquisadores reconhecem a contribuição extremamente importante do TRG- Brazil no seu desenvolvimento profissional e sugerem uma maior divulgação do grupo para abranger maior área, mais profissionais e acadêmicos. Conclusão: Profissionais e alunos reconhecem as dificuldades na realização de pesquisas, assim como, assumem o papel importante do grupo de pesquisa na sua vida profissional. Além disso, concordam que inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna uma ferramenta preciosa para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles que mais se identificam na área acadêmica e científica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Lourenco, B. M., Bezerra, M. A., & Ribeiro de Oliveira, R. (2017). PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DO TENDON RESEARCH GROUP BRAZIL SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5376. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30400
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.