RELAÇÃO TRAÇAS-LIVROS: DE SIMPLES COMENSAL A “TRAÇADOR” DE LETRAS

Authors

  • Valdimir Ferreira Maciel
  • Ana Carolina Montes Ribeiro
  • Débora de Souza Collares Maia Castelo-Branco
  • Deyse Carla da Silva Mota
  • Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo

Abstract

O comensalismo é uma relação harmônica de cooperação entre os indivíduos. A afirmação serve aqui, pois, para introduzir tema, que se é efetivamente esclarecimento prévio da proposta que fez surgir esta iniciativa. Vestido de uma ideologia das relações de cooperação, o projeto se apresenta de uma forma lúdica e chama a atenção dos estudantes promovendo momentos de prazer e descontração com as leituras, além de incentivar o espírito solidário entre os alunos. Nesse sentido, o rumo que pretendeu-se adotar para executar a ideia foi o de colaboração e integração, através do compartilhamento de livros, no sentido de promover uma alternativa de preenchimento do tempo, chamando, dessa forma, todos ao mundo das letras. Nestes espaços, cultua-se o hábito da leitura não técnica, acentuando a capacidade de entendimento dos conteúdos abordados nos espaços acadêmicos. Ciente do horizonte de expectativa de seu público alvo, esse projeto tem como objetivo incentivar a leitura no ambiente do Campus do Porangabuçu. Inicialmente, idealizou-se o dispositivo literário para compartilhamento dos livros. A estratégia escolhida foi desenvolver uma ilustração temática para a confecção de materiais em alusão ao propósito do projeto. Até o momento, foi realizada a composição da ideia para reciclagem de um refrigerador. Para divulgação, foram confeccionados materiais como mini histórias no gênero “tirinhas” e cartazes, bem como um grupo em rede social. Para a logística de controle, serão utilizadas etiquetas para estimativa do uso dos volumes. “Um país se faz com homens e livros”, escreveu Monteiro Lobato, o autor de O Sitio do Picapau Amarelo. A citada reflexão assinala, com efeito, acerca do poder formador da leitura e se reflete, por sua vez, diretamente no ambiente acadêmico. Espera-se então, com essa proposta de atividade que se concentre no ato da leitura por prazer, que não se delimite ou se reduza à cena da leitura técnica dentro do espaço acadêmico.

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Published

2017-11-08

How to Cite

Maciel, V. F., Montes Ribeiro, A. C., Maia Castelo-Branco, D. de S. C., Mota, D. C. da S., & Fonseca Lindoso Melo, A. C. (2017). RELAÇÃO TRAÇAS-LIVROS: DE SIMPLES COMENSAL A “TRAÇADOR” DE LETRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5462. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30486

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica