A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA
Abstract
No Brasil, o ensino de língua estrangeira tem sido objeto de diversos debates em relação a teorias e metodologias que promovam o avanço no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, é amplamente discutida a incorporação das novas tecnologias neste contexto. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar a utilização de smartphones como estratégia de mediação em atividades de aprendizagem tomando como referencial teórico o conceito de mobile learning (Sharples, Taylor, & Vavoula, 2007). As atividades aqui analisadas foram conduzidas em uma aula de produção escrita em língua inglesa, executada em uma das ofertas de cursos do Programa Idiomas Sem Fronteiras – Inglês, na Universidade Federal do Ceará (UFC), e tinham como principal propósito o desenvolvimento da competência comunicativa (Brandl, 2007) subjacente à produção escrita de emails, em contextos formais e informais de uso. Foram analisados os resultados das atividades propostas em relação aos objetivos de aprendizagem previamente elencados, bem como as impressões dos participantes em relação à utilização dos smartphones. Foram aplicados dois questionários: o questionário I teve o objetivo de caracterizar o perfil dos participantes e o questionário II o de investigar a percepção dos estudantes em relação ao uso dos smartphones enquanto ferramentas mediadoras de aprendizagem. As produções escritas foram analisadas levando em consideração aspectos linguísticos e contextuais trabalhados em sala de aula, e a aplicação ou não destes elementos nas atividades realizadas. Os resultados mostraram que há grande receptividade dos estudantes em relação ao uso dos smartphones na realização de tarefas e que a utilização destes dispositivos promove contextualização, motivação e produtividade na aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Silva Teixeira, L. A., Turolo da Silva, A., Teixeira de Carvalho, D., & Fortier Silva, D. C. (2017). A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5570. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30594
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.