DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO DE FOCALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS - PROJETO IDIOMA SEM FRONTEIRAS/ISF-UFC
Abstract
Este trabalho, que consiste em uma estratégia pedagógica, tem como objetivo a observação dos desafios enfrentados no ensino de língua inglesa em um contexto de focalização de competências específicas como o encontrado dentro do Projeto Idiomas sem Fronteiras/ISF - UFC. Discutimos as dificuldades encontradas no desenvolvimento de material didático compatível com as necessidades dos estudantes individual e coletivamente, considerando seus diferentes cursos e as habilidades específicas focalizadas em cada um dos cursos ISF. De acordo com Hutchinson & Waters (1987), o material didático ajuda a organizar o processo de ensino-aprendizagem e, portanto, deve possibilitar uma estrutura que guie com clareza e coerência o professor e o estudante através de diferentes atividades que maximizem as chances de aprendizado. Observamos três turmas de Produção de Abstract, no período de janeiro a novembro de 2016. A maioria dos estudantes das referidas turmas já dominam a Língua Inglesa em nível B1, procurando nossos cursos com o objetivo de desenvolver competências específicas relacionadas à internacionalização dos saberes científicos produzidos e divulgados na UFC. O material didático desenvolvido tem como objetivo abranger as competências em questão, sem deixar de lado os conhecimentos prévios de inglês dos estudantes, bem como os saberes específicos destes acerca de suas áreas de estudos. Para isso, os professores fazem uso de livros, websites e outras fontes de material autêntico. Após a seleção inicial, o material é testado em sala durante a ministração das aulas. Em seguida, passa por revisão e melhorias são implementadas nas próximas edições dos respectivos cursos. Esse processo de aprimoramento constante é muito rico em aprendizado para os professores envolvidos, mas também representa um grande volume de trabalho adicional a cada nova oferta do IsF. Esse é um dos desafios discutidos no presente trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Maia, G. da S., e Mota, L. M., Teixeira de Carvalho, D., Fortier Silva, D. C., & Turolo da Silva, A. (2017). DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO DE FOCALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS - PROJETO IDIOMA SEM FRONTEIRAS/ISF-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5626. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30650
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.