MONITORIA DE TECLADO EM GRUPO
Resumen
O presente trabalho apresenta a monitoria da disciplina “Teclado em Grupo”, do Curso de Licenciatura em Música, do Instituto de Cultura e Arte – ICA, da Universidade Federal do Ceará como um valioso aliado da docência. As aulas de música visam como objetivo principal a formação humana utilizando do teclado em grupo como ferramenta essencial para esta formação, pois estimula o cérebro, a autoestima, traz a paz e a harmonia interior para a vida das pessoas. Na metodologia destacam-se: (1) auxilio musical aos estudantes desta matéria na UFC; além de, (2) planejamento, implementação e avaliação de aulas extracurriculares que trabalham o “domínio” e a “segurança” do docente em sala de aula, bem como a satisfação do discente; (3) a interação com o discente vivenciando um repertório envolvente e desafiante; e (4) atuar e promover a orquestra de teclados da UFC. Com a monitoria da estudante Yamna Chaim, a orquestra de teclados da UFC faz um trabalho de prática do ensino coletivo de instrumento; utilizando o teclado como mediador. Nessa prática, os alunos tocam em conjunto; de maneira que os mais experientes auxiliam outros menos experientes, tornando possível o ensino coletivo. Durante o estudo de a orquestra de teclados da UFC optou por selecionar músicas bastante diversificadas. No repertório da orquestra, uniram-se músicas de jogos famosos, trilhas de filmes e música popular do rádio; de forma que foram explorados ritmos, sons e timbres diferentes exclusivos do teclado. Entre os resultados desta monitoria destaca-se a formação e atuação do monitor como docente ativo e relevante a qual lhe é dada uma função social definida. Conclui-se que ampliando a vivência musical entre meios docente-discente a disciplina mantém seu caráter interativo, lúdico e criativo de fazer música ao teclado ampliando, aprimorando e estendendo a atuação do monitor e seus recursos didáticos através de uma monitoria essencial.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Duarte, V. M., Chaim, Y., & Duarte, V. M. (2017). MONITORIA DE TECLADO EM GRUPO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5667. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30691
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.