PIBID E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: PERSONIFICAÇÃO DAS LETRAS
Abstract
Este trabalho objetiva apresentar uma intervenção realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto de Educação Inclusiva, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A intervenção foi desenvolvida em consonância com uma professora do Infantil V de uma escola pública de Fortaleza, lócus do Subprojeto de Educação Inclusiva. Nesta intervenção, visou-se identificar as letras do alfabeto a partir dos nomes próprios das crianças e também de seus objetos pessoais. Para o desenvolvimento desta prática foi realizado uma caracterização da bolsista com uma blusa confeccionada em TNT com algumas letras produzidas com EVA colorido em tamanho ampliado. Na atividade com as crianças, a bolsista apresentava as letras, explicava sua forma e questionava as crianças quais os nomes próprios ou objetos que iniciavam com cada uma das letras. Também foram utilizadas músicas e dança para a compreensão do conteúdo pelas mesmas de forma que elas pudessem interagir com as letras. A metodologia lúdica contribuiu para a participação de uma criança com autismo que demonstrou interesse e satisfação ao longo dessa atividade. Após a brincadeira com as letras, a bolsista propôs uma atividade em que as crianças identificassem a letra inicial de seu nome e dos objetos desenhados. Conclui-se que os alunos mostraram-se receptivos à proposta da prática lúdica, contribuindo para a aprendizagem de todos.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
De Carvalho, E. de F. G., Oliveira, P. P., Alves Coelho, A. L., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). PIBID E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: PERSONIFICAÇÃO DAS LETRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5711. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30735
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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