PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: APRIMORANDO OS SABERES DA LINGUAGEM NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Mary Darlen Lourenco da Costa
  • Ana Carolina Muniz
  • Ingrid Leticia Borges Carvalho
  • Monica de Souza Serafim

Abstract

Este trabalho tem por objetivo aperfeiçoar a produção de textos escritos de alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Fortaleza, visando, também, o desenvolvimento das competências de oralidade, leitura e interpretação textual de forma eficiente dos mesmos. A metodologia para a realização deste trabalho consiste na realização de dez oficinas, com duração de uma hora-aula, ministradas durante as aulas dedicadas à Produção Textual e Redação na escola. Durante este trabalho, os alunos produzirão textos ligados à temática das oficinas aplicadas, orientados pelas fundamentações teóricas planejadas para cada abordagem, além, também, das competências e habilidades da Matriz de Referência do ENEM para a produção de textos argumentativos. Baseamo-nos, teoricamente, para a realização desta pesquisa nas contribuições teóricas de Perelman (1998), Marcuschi (2001), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), Geraldi (2004) e Vieira (2005). Como resultado, esperamos que os alunos aprimorem o uso escrito da língua materna, para que possam avançar nas séries seguintes do Ensino Médio de maneira proveitosa, alcançando êxito na vivência escolar, e assim, consequentemente, obterem resultados satisfatórios em concursos como o ENEM e outros vestibulares que possibilitem o ingresso às Universidades. Esperamos, ainda, que os alunos percebam que um uso eficiente da língua materna é capaz de empoderá-los para que possam inserir-se socialmente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Lourenco da Costa, M. D., Muniz, A. C., Borges Carvalho, I. L., & Serafim, M. de S. (2017). PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: APRIMORANDO OS SABERES DA LINGUAGEM NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5725. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30749

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência