A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Abstract
Este trabalho surgiu por meio da vivência - da autora - no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola - PRECE, no projeto de Iniciação à Docência, no período do primeiro semestre de 2019. Tendo como objetivo, explanar o relato das vivências obtidas durante este período, a saber: observação e regência. Nas aulas, um grupo de bolsistas novatos foram acompanhados por duas bolsistas veteranas do PRECE e pela professora da Escola Profissionalizante Mágica, onde foi aplicado dois tipos de planos de aulas: ETMFA e JIGSAW. Justificando este relato por ser algo relevante ao conhecimento adquirido para a graduação e também para o projeto, refletindo sobre o ensino da Língua Portuguesa nas turmas de 2º e 3º ano do curso técnico de Libras, que possuem estudantes surdos que são acompanhados por um intérprete e também estudantes ouvintes, da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Mágica - EEEP, da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará. Portanto, sabe-se que a implementação de um novo método de aprendizagem causa resistência, pois poucos têm ciência do que é a Aprendizagem Cooperativa, mas que esse método trará uma nova visão da educação para os discentes do Ceará, onde o estudante é protagonista, ou seja, é responsável pela sua educação e a do colega de sala, que juntamente com uma forte parceria entre o professor e o estudante, conseguirão fazer uma troca de vivências e conhecimento.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Rodrigues FalcÃo, M., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3807. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54160
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.