A ARTE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO
Abstract
A arte é uma forma de expressão em que o lúdico é utilizado como fonte para abordar conteúdos puramente teóricos de forma mais atrativa. A Aprendizagem Cooperativa (AC), é um método que se utiliza de pilares para fomentar a interação social e o conhecimento por meio da colaboração mútua no processo de ensino, e o lúdico é um recurso onde o aprendizado seja absorvido mais rapidamente. O objetivo dessa pesquisa é investigar se a arte, através da ludicidade da AC, implementada em aulas de ensino superior, facilita a construção do conhecimento prático dos acadêmicos em comparação ao método de aula expositiva. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. Amostra formada por acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de entrevista estruturada utilizando o Google Forms e analisados através do Excel 2016. As perguntas envolviam experiências com a metodologia lúdica e expositiva tradicional buscando comparar seus efeitos sobre a aprendizagem. A amostra foi composta por 50 acadêmicos da UFC. A média de idade foi de 24 (6,32). Os resultados demonstram que quanto ao método de ensino, 70% relataram que fixam o conteúdo de maneira mais rápida com aulas lúdicas e ativas, enquanto 18% dizem aprender melhor com o método expositivo mais passivo. Os 12% responderam que não notam diferenças entre as formas de ensino na absorção do conteúdo. É possível constatar que, a maioria dos acadêmicos absorve melhor o conhecimento em aulas com método de ensino mais artístico, ativo e lúdico, do que da forma expositiva passiva. Dessa forma, nota-se que o método protagonista de ensino é mais eficaz e deve ser mais explorado pelos docentes para o maior rendimento dos discentes.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Magalhaes Rodrigues, D., Miranda Vieira, G., Brito Peixoto Júnior, T., & Bustamante Junior, J. de D. (2019). A ARTE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3808. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54161
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.