A INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS DOS PARTICIPANTES DO PROJETO CASA-C
Abstract
O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo a utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa, desenvolvida pelos norte-americanos David e Roger Johnson. Um dos projetos do PRECE é denominado Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), que promove a parceria entre estudantes universitários, professores e estudantes da educação básica. A aprendizagem cooperativa tem cinco elementos essenciais para o seu desenvolvimento que são eles: interdependência positiva; habilidades sociais; interação promotora; responsabilidade individual e processamento de grupo. Hoje, nas experiências de trabalho em grupo, verifica-se a importância de um bom relacionamento entre os participantes, para que com isso o trabalho possa ser realizado de forma eficiente e o grupo consiga alcançar as metas. Este relato tem como objetivo discorrer sobre a experiência de participar do projeto CASA-C em uma escola estadual, localizada em Fortaleza-Ceará, com alunos do terceiro ano do ensino médio e destacar a influência do elemento da aprendizagem cooperativa, habilidades sociais nos relacionamentos interpessoais, com colegas de célula e facilitador dos participantes da célula de estudo. Diante disto, ressalta-se a importância das habilidades sociais nas células de estudo desenvolvidas no projeto CASA-C para o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais dos participantes da célula.Downloads
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Published
2019-01-01
How to Cite
Laresca Nascimento de Araujo, B., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). A INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS DOS PARTICIPANTES DO PROJETO CASA-C. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3831. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54184
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XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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