APRENDIZAGEM COOPERATIVA ERPG DE MESA: UM ESTÍMULO DE INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA
Abstract
Este artigo teve como objetivo entender como a interdependência positiva, sendo um pilar da Aprendizagem Cooperativa, encontra-se no estilo de jogo “Roleplaying Game” (RPG). Segundo Johnson & Johnson (1999), o resultado da aprendizagem cooperativa é que o grupo é mais do que uma soma de suas partes, e todos os alunos realizam academicamente mais do que se eles trabalhassem sozinhos. Os pilares da aprendizagem cooperativa – Responsabilidade individual, Interdependência positiva, Habilidades sociais, Processamento de grupo e Interação promotora – desempenham um papel de suma importância para o êxito nas atividades coletivas. De acordo ainda com Johnson & Johnson (1999) a interdependência positiva consiste na ideia de que o trabalho de cada membro de uma equipe beneficia os outros membros de forma mútua, podendo utilizar-se de recompensas conjuntas para estimular o trabalho de todos. PAVÃO (2000) explana que a sigla “RPG” significa “Roleplaying Game” ou “jogo de representação” no qual os jogadores leem as regras em livros geralmente extensos. Estes jogadores (também chamados de “players”) junto ao mestre da mesa (um player), irão atuar em uma história, determinando o sucesso de suas ações através das regras do livro e da descrição de situações, podendo utilizar-se do auxílio de dados. Normalmente, forma-se um grupo de players (também chamado de “party”), de modo que cada um utilize as particularidades de seu personagem no jogo e seus prévios conhecimentos, para cooperar e atingir juntos o objetivo da história jogada. Sendo assim, com o uso de uma pesquisa quantitativa, utilizando também a escala likert num formulário dirigido a alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) que jogam RPG, buscou-se constatar por meio de gráficos a presença da interdependência positiva nesse estilo de jogo. Além disso, obteve-se também como resultado de uma amostra de 26 respostas, onde 47% avaliam a interdependência positiva como totalmente presente nesse estilo de jogo.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Pereira de Sousa, J., Walisson da Silva Lopes, F., Costa Biermann, K., & Ricardo Braga Moura Filho, S. (2019). APRENDIZAGEM COOPERATIVA ERPG DE MESA: UM ESTÍMULO DE INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3852. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54205
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.